sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mateus 24.34 Apoia o preterismo?

Os preteristas baseado em alguns textos das escrituras tem difundido a idéia de que o apocalipse e o capítulo 24 de Mateus já tiveram o seu cumprimento total. O nome preterismo por si só indica que os acontecimentos neste caso relacionados às escrituras já aconteceram de uma forma completa até o ano 70 dC. Para justificar os seus ensinamentos os preteristas espiritualizam quase todo o livro do apocalipse juntamente o capítulo 24 de Mateus. Para eles de uma forma espiritual Jesus já voltou, e estamos vivendo o período do milênio.

A base do preterismo é Mateus 24.34 (Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.) Antes, porém gostaria de dizer que não compartilho o pensamento futurista, como sabemos os futuristas ao contrário dos preteristas acreditam que todas as profecias apocalípticas acontecerão no futuro. Acredito que muitas profecias apocalípticas já aconteceram, porém muitas outras irão acontecer. Devo dizer que compartilho o pensamento histórico progressivo. Lc. 21.32 (Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça.) Marcos também confirmou estas palavras de Jesus, porém não iremos ler.

O contexto destes versos está relacionado com a saída de Jesus e os seus discípulos do templo. Também quando estavam no monte das oliveiras, reparem que a indagação dos discípulos apesar de seguir uma linha de pensamento ela não se dá em um só momento, a bíblia não diz se a conversa se deu no mesmo dia ou em outra ocasião. Mt. 24.1-2 (Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.) Repare que neste momento eles estavam saindo do templo.

Mt. 24.3 (No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.) Já no verso três eles estavam no monte das oliveiras, o lapso de tempo entre uma conversa e outra não nos é dito. Percebemos no entanto que a mente dos discípulos estavam aguçadas com relação aos acontecimentos que se seguiriam.

Marcos também repete com a mesma semelhança, primeiro saíram do templo e depois indagaram sobre o fim do mundo, no monte das oliveiras. Quando vêem estes versos os preteristas afirmam categoricamente que as profecias já se cumpriram, para eles a destruição do templo em 70 é o ápice do acontecimento profético. Que a destruição do templo foi profetizada neste contexto não se discute, mas Jesus não veio. E tentar espiritualizar acontecimentos literais, não condiz com o contexto, acredito que promove mais a descrença do que a fé.

Aliais, dizer que todas as profecias apocalípticas já aconteceram é desestimular a fé no retorno de Cristo, acreditar que os acontecimentos os quais presenciamos não é um prenuncio do fim e o mesmo que acreditar que o reino de Cristo já está ativo e operante. Não faz sentido. Em Mateus 24. do verso 1 ao 27 Jesus responde a indagação dos discípulos quando perguntaram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. Ele então passa a descrever que surgiriam falsos cristos que contribuiria grandemente para a destruição de Jerusalém. Como também após isso as nações se volveriam contras outras nações, e reino contra reino, isso naturalmente nada tem a ver com a destruição do templo, pelo fato da destruição ser um problema entre Israel e o império romano. 

Outros reinos e nações não contribuíram para isso. Acredito sem medo de errar que uma das características do fim está registrado em Mt. 24.12 (E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.) Acredito que viver na sociedade no primeiro século, não deveria ser nenhuma maravilha, mas vivemos em uma época de grande avanço tecnológico onde podemos nos conectar com pessoas em qualquer lugar do mundo, porém somos uma sociedade solitária, e tremendamente individualista, isso faz com que o amor ao próximo fique bastante reduzido Já o verso treze vai contra completamente aos ensinamentos preteristas, Mt. 24.13 (Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.)

Perseverar em que, os judeus do primeiro século, não fizeram isso em Massada? Não resistiram até o sangue? Ora, a perseverança que nos é dito por Cristo é espiritual, significa viver a luz dos ensinamentos bíblicos a despeito daquilo que nos é apresentado pelo mundo, significa perseverar na fé e não retroceder. Mt. 24.14 (E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.) Ainda que os preteristas insistam que o evangelho foi pregado a todo mundo no primeiro século, não significa que foi, e se foi Deus trabalha de uma forma condicional?

Ou seja, o mundo do primeiro século não foi o mundo que Deus intentou, quando a bíblia diz “todas as nações” significa todas as nações como ora conhecemos, não um contexto limitado de uma época. Acredito que o capítulo de Mateus marcos e Lucas que registram a questão da volta de Jesus e todos os acontecimentos que o cercam está se referindo a acontecimentos que se estenderia desde o primeiro século até a volta de Cristo e o fim do reino dos homens. Os preteristas dizem Jesus disse: Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.

Acredito que este esta questão pode ser resolvida de uma forma bastante simples sem ter que acreditar que Jesus já veio de uma forma espiritual. Primeiro: o sentido de geração pode significar as gerações sucessivas que estariam lendo e entendendo a bíblia, isso pelo fato de que a volta de Jesus é aguardada por todas as gerações de crentes, sendo assim Ele estaria falando distintamente para cada geração que existe ou já existiu, isso se entendermos a palavra geração como sendo pessoas que vivem um período sobre a terra.

Segundo: podemos entender perfeitamente a palavra geração como sendo um povo e isso é perfeitamente possível, a palavra grega neste verso para geração é: genea e significa: aquele que foi gerado, homens da mesma linhagem, família, os vários graus de descendentes naturais, os membros sucessivos de uma genealogia, ou totalidade das pessoas que vivem numa mesma época. Sendo assim Israel hoje poderia ser chamada de geração, o fato é que Israel está ativo e não passou.

Dois versos que parecem corroborar com este pensamento se encontra em Lucas 11.50-51 (para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo;  desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração.) Vamos pensar que a palavra (geração genea) signifique apenas uma totalidade de pessoas que vivem uma época. Seria justo os judeus ou a geração dos dias de Cristo pagarem pelo crime dos profetas antigos, acredito que não. Mas se geração for toda a nação a coisa fica mais justa. A outra questão a ser avaliada seria a palavra “tudo” quando Jesus disse: (Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.) A palavra tudo é pás e significa: cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas, qualquer coisa.

Mt. 3.5 (Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão.) Como sabemos nem toda Jerusalém saiu a ter com Jesus. Mc. 1.5 (Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.) João Batista batizou toda Jerusalém? Claro que não. Se entendermos que a palavra geração signifique apenas aqueles de uma época, a palavra “tudo” de Mateus 24.34 pode muito bem significar “tudo”o que aconteceu até 70. Logo se a palavra “tudo” em muitos casos é limitado, por que então não aplicar o mesmo em Mateus capítulo vinte e quatro.